Blogs de muita audiência são contratados por publicitários para divulgar produtos e marcas; questão é polêmica
Gustavo Miller
Blogs são o centro de várias discussões no Brasil. Blog versus livro e blogueiros contra jornalistas são duas bem conhecidas. Mas a questão que levanta mais debates e opiniões polêmicas é a monetização dos blogs – ou seja, é bacana ganhar dinheiro com sua página?
Isso ocorre de três maneiras: por meio da divulgação de anúncios de publicidade na página, os banners; por programa de afiliados, como o Google Adsense, que gera renda conforme o número de cliques nos anúncios exibidos no blog; ou pelo famigerado post pago – em que o blogueiro escreve um texto divulgando certo produto após ter tirado um troco para isso.
De um lado, muitos defendem com unhas e dentes o blog independente, como Sérgio Faria, do Catarro Verde. “Post pago é post vendido. Isso é a negação da maior virtude dos blogs: a independência de opinião”, argumenta. De outro, há quem veja em sua página um negócio decente, como Guilherme Valadares, de 23 anos, responsável pelo www.papodehomem.com.br, e Bruna Calheiros, de 22, do Sedentário & Hiperativo.
Ambos têm parcerias com agências de propaganda, espaços definidos para publicidade e até um mídia kit pronto (dados e análises sobre o blog, como sua audiência e perfil dos leitores).
Já existem empresas de publicidade que quase trabalham somente com blogueiros – vide a Riot, que até os contrata. “65% dos funcionários daqui têm blog. Eles sabem se articular com todas as ferramentas da web e lidar com qualquer tipo de público”, diz Pedro Ivo Rezende, diretor executivo da Riot.
Segundo Rezende (ele mesmo blogueiro – assina o Loser), sua agência visa os blogs de entretenimento. Um site com média de acessos mediano, de 2 mil a 8 mil por dia, ganha de R$ 100 a 300 por post. Os muito populares podem faturar mais de R$ 1 mil por texto publicado.
Para Gustavo Fortes, diretor de criação e planejamento da agência Espalhe, o post pago é infantil e pouco criativo. “O leitor sabe o que é jabá e o blog perde a sua credibilidade”, condena ele, que prefere blogueiros formadores de opinião para espalhar virais (Fortes jura não pagar por isso).
Mas e o leitor, como entra nessa história? Será que esses blogs, ao fazerem publicidade à vera, não perderão seu público? “O leitor não gosta que você ganhe dinheiro com o blog. Ele gosta daquela coisa romântica, de só blogar por diversão”, analisa Fred Fagundes, do Jacaré Banguela. Para ele, a solução é abrir o jogo e avisar que tal tópico é uma publicidade.
Justamente por muita gente não fazer isso, Valadares criou a Campanha pela Transparência Online. “Muitas agências e empresas pedem para não identificar o post pago – mas isso vai contra o Conar (Conselho de Auto Regulamentação da Publicidade), que define que toda propaganda deve ser caracterizada como tal”, justifica.
OUTRAS MATÉRIAS
Um pé físico no Japão e um virtual no Brasil
Ferramenta AE Mundi coloca notícias em perspectiva Global
Uma década de blogs no Brasil: e agora?
Wikisite no Limão: você também pode ter o seu
Hoje eles não blogam mais?
Nova geração perde a figura do 'eu'
Blogs se acusam de plágio
Quase metade dos internautas lê blogs
Publicidade ainda não chegou lá
Edney Souza: 'R$ 300 é trocado para cerveja'
'Musa não: relações públicas da blogosfera'
'Ainda falta ambição para os blogs do Brasil'
Nenhum comentário:
Postar um comentário