segunda-feira, abril 07, 2008

'Musa não: relações públicas da blogosfera'


NOTÍCIAS
INTERNET



07/04/2008


NECO VARELLA/AE


CLASSIFICADOS - Graças a um emprego, Dani agora vai viver em SP

Entrevista - Dani Koetz, 27 anos

GUSTAVO MILLER

A loirinha Dani Koetz é o sonho de todo jornalista. Calma, isso não é o que parece – por mais que ela seja uma garota que já apareceu de lingerie nas páginas da Playboy, em uma campanha publicitária.

Explico: Dani simplesmente conhece quase todo mundo na blogosfera. Está precisando do contato de certo blogueiro? Fale com a Dani. Quer saber qual será uma nova tendência entre os blogs tupiniquins? A Dani te avisa. A estudante de jornalismo de 27 anos, que escreve no www.ahtrine.com.br, falou com o Link em Porto Alegre e, perguntada se gosta de ser chamada de “musa da blogosfera”, foi enfática: “Prefiro ser chamada de relações públicas”.

Você ficou famosa muito rápido entre os blogueiros. Como isso aconteceu?
Eu tinha um blog apenas para publicar os vários e-mails engraçadinhos que eu recebia. Decidi montar um para não ficar enchendo a caixa de mensagens dos meus amigos. Um belo dia o dono do Treta (Ivo Neuman) entrou no meu blog, viu a minha foto e ficou falando de mim para todo mundo. Aí o Jacaré Banguela fez um post para mim... Foi assim que entrei na blogosfera.

Ou seria para uma certa panelinha de blogs?
As pessoas criam relações verdadeiras fora da blogosfera. Por mais que tu converse com alguém na internet por quatro horas todo dia e nunca a tenha visto, tu cria uma relação de intimidade. Então eu acabo linkando eles para o meu blog, e vice-versa. É como convidar seu amigo para tomar uma cerveja no bar da esquina.

Mas não há um jogo de interesse também por trás disso? Você tem um blog muito visitado, seus banners também. Isso acaba dando mais visitas para ambos, não?
Para cada blog que surge e faz sucesso, surgem sei lá, uns 30 iguais que querem te copiar e virar teu amigo para pegar um pouco de seus acessos. É uma ilusão. Ter blog é uma moda. Hoje qualquer pessoa pode fazer um blog e se sentir amado porque tem 100 pessoas que o seguem no Twitter. Isso é muito a psicologia de ser aceito.

Mas deixa eu ressaltar algo: na blogosfera, mais importante do que o seu número de acessos é a sua influência. Seu blog tem muitos banners de publicidade e posts pagos. Você fica incomodada de ser chamada de “jabazeira” por alguns blogueiros?
Existe a nova geração de blogueiros e a velha, são dois povos distintos. O pessoal mais novo foi facilmente levado pelo mercado e os dinossauros ainda levam a ideologia da coisa ao pé da letra. Eu acho que nem o céu nem o inferno, há espaço para todo mundo. Por que o cara que faz blog com bobagens e ganha R$ 10 mil por mês de post pago deve se sentir diminuído por causa disso?

Mas o excesso de publicidade na sua página não faz você perder a sua credibilidade?
Eu nunca coloco duas propagandas seguidas, mas já aconteceu do blog ter três publicidades e dois posts meus numa semana. Eu sempre aviso o leitor quando é post pago. Nunca escrevi posts do estilo de enganar. Se a marca X quer um texto, eu leio o release e vejo se dá.

Nenhum comentário: