A disciplina visa proporcionar aos alunos uma visão ampla do processo de comunicação a partir de uma fundamentação lingüística que irá levá-los ao exercício da prática da leitura associada à capacidade de pensar e perceber a realidade.A disciplina trabalha a interpretação, a intelecção e a produção de textos, oferecendo aos alunos uma visão precisa da tipologia textual e habilitando-o a uma leitura ativa, analítica e crítica de textos, bem como a análise crítica de textos produzidos por eles próprios. Estas linhas de ação permitem melhorar o nível vocabular dos alunos e prepará-los para o uso correto do vernáculo, levando em conta o contexto, de modo a habilitá-los ao emprego de várias manifestações lingüísticas e gêneros textuais. Do ponto de vista eminentemente técnico, a disciplina enfocará, ainda, o estudo da gramática do discurso acadêmico: a estrutura do texto, parágrafo e do período, bem como a língua culta.
Bibliografia básica:
Dicionário da Língua Portuguesa.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss Sinônimos e Antônimos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
KAUFMAN, Ana María e RODRÍGUEZ, María Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.
LUFT, Celso Pedro. Novo Manual de Português. 5a. ed. São Paulo: Globo, 1999.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1997.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1994.
NICOLA, José de e TERRA, Ernani. Gramática, literatura e produção de texto para o ensino médio. 2a ed. São Paulo: Scipione, 2002.
SQUARISI, Dad. Dicas da Dad – Português com humor. Brasília: Correio Braziliense, 2001.
Bibliografia complementar:
ALMEIDA, Theodora Maria Mendes (coordenação). Quem canta seus males espanta 2. São Paulo: Caramelo, 2000.
ALLUÉ, Josep M. O grande livro dos jogos. Belo Horizonte: Leitura, 1998.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 1996.
FERNANDES, José Augusto. Dicionário de Rimas da Língua Portuguesa. 6a. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.
FIORIN,José Luiz e PLATÃO, Francisco S. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 2000.
______________. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2002.
HOWARD, David. Teoria e prática do roteiro. 2a. ed. São Paulo: Globo, 1999.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss Sinônimos e Antônimos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 2002.
KOCH, Ingedore G. V. A coesão Textual. São Paulo: Contexto,1989.
_____________ G.V e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
MARTINS, Luciano. Escrever com criatividade. São Paulo: Contexto, 2001.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 2003.
MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes – O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
NICOLA, José de e TERRA, Ernani. Práticas de Linguagem: leitura e produção de textos. São Paulo: Scipione, 2001.
OLIVEIRA, Maria Helena Cozzolino e MONTEIRO, Conceição Perkles. Didática da linguagem – Como aprender, como ensinar. São Paulo: Saraiva, 1993.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2003.
SQUARISI, Dad. Dicas da Dad – Português com humor. Brasília: Correio Braziliense, 2001.
TERRA, Ernani. Práticas de linguagem: leitura & produção de textos: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001.
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996.
_________. Quem ama, educa. São Paulo: Gente, 2001.
YOUNG, James Webb. Técnica para produção de idéias. São Paulo: Nobel, 1994.
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