segunda-feira, março 10, 2008

Webfólio como estratégia de avaliação e aprendizagem

no início do ano nem sempre é fácil pensarmos no que trabalhar com os alunos. Não é por menos, afinal novas turmas são formadas e ainda que alguns professores lecionem novamente para um mesmo ciclo ou faixa etária, nunca uma turma é igual a outra e sempre temos expectativas sobre os novos alunos que nos esperam.

É tempo de pensar na importância do planejamento, rever o que foi bom, o que pode ser melhorado, acrescentado, adaptado. Essa revisão também depende em grande parte das experiências já vivenciadas pelos alunos durante os anos anteriores, para a partir daí identificarmos seus atuais interesses e necessidades de aprendizagem.

Diante desse quadro, iniciamos o ano letivo com algumas questões: como podemos conhecer melhor o nosso aluno? O que ele aprendeu no ano anterior? Quais suas expectativas e necessidades? Que tipo de projeto poderia ser significativo para sua aprendizagem e poderia realmente envolvê-lo?

Neste artigo propomos o uso de Webfólios construídos em ambientes de Blogs como estratégia para acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos durante o ano letivo.

Nossa intenção é ilustrar as possibilidades e os benefícios dessa prática tanto para a aprendizagem dos alunos, quanto para avaliação e melhor acompanhamento pelo professor.

Nenhum comentário: