segunda-feira, março 17, 2008

Os memes e a publicidade

Por analogia com os genes, blocos básicos da nossa vida biológica, os memes são definidos como sendo os blocos básicos das nossas mentes e da nossa cultura. São, por exemplo, ideias contagiantes que competem umas com as outras na partilha da nossa mente, numa espécie de «selecção Darwiniana».
Quem dominar a memética - como os especialistas do marketing e da publicidade - pode adquirir a capacidade de influenciar a «programação» da mente dos outros ! E o estudo da memética pode ajudar-nos e a controlar melhor a programação da nossa própria mente de modo a conseguirmos gastar o nosso tempo naquilo que é mais importante para nós, em vez de o gastarmos sob o domínio de memes parasitas, contra o nosso próprio interesse.

O nosso comportamento global é ao mesmo tempo instintivo (dirigido por genes) e aprendido (dirigido por memes). Os memes que se desseminam mais facilmente e se tornam dominantes não são necessariamente os mais benéficos. São os «mais aptos» para a replicação. Muitas vezes têm que ver com coisas como o perigo, a alimentação e o sexo, o que faz com que accionem os nossos «botões evolucionários» e sejamos forçados a prestar-lhes atenção.
Os memes mais aptos passam de cérebro em cérebro dentro de comunidades e se a sua influência for suficientemente estável pode até acabar por lhes determinar um nome colectivo como Católicos, Marxistas, Portistas, Benfiquistas ...
Tipicamente, todas as mentes estão profundamente infectadas porque são um ambiente amigável para as ideias ou informações auto-replicáveis. Replicamos frases e modos de agir e vestir: surgem as modas dos Ió-iós, hula-ups, ténis de marca ou de pôr o boné com a aba virada para a nuca e as músicas e frases dos anúncios da rádio ou da TV ficam-nos «dentro da cabeça». Se não fosse assim, os homens de negócio não gastariam tanto dinheiro a poluir o ar com eles. Os memes mais aptos podem, na realidade, acabar por nos distrair e afastar daquilo que na realidade gostaríamos de fazer com a nossa vida.

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