domingo, março 16, 2008

microbloggings, memes, twitter, 140 caracteres

FONTE DESTE POST É O BLOG DA GABRIELA ZAGO Twitter Poster
novembro 14, 2007 11:03 PM | Permalink | Comentários (1)



O TwitterPoster é um mashup que procura posicionar as fotos dos usuários do Twitter em um ranking visual, no estilo de um pôster. Quanto maior o número de seguidores, mais alto no pôster aparece o indivíduo. Os usuários com o maior número de seguidores em uma determinada circunscrição geográfica aparecem com fotinhos maiores. O resultado é uma representação visual da Twittosfera, separada por países e regiões do mundo.

Na imagem/link acima, você pode conferir a representação visual da Twittosfera brasileira. Dentre as fotos maiores, destaque para CrisDias (primeiro brasileiro do Twitter) e Edney Interney (maior número total de seguidores no Brasil).

Micropodcasting

O TwitterGram permite postar pequenos arquivos de áudio diretamente no Twitter. Para isso, o arquivo, em mp3, não pode ultrapassar 200kb. É possível enviar um novo arquivo a cada 10 minutos. Os mp3 enviados são automaticamente convertidos em postagens no Twitter (vai o nome do programa e uma tinyurl apontando para o arquivo). Considerando que o Twitter pode ser transmitido em um feed RSS... o resultado obtido é praticamente um serviço gratuito de micropodcasting. E o mais legal de tudo: dá para atualizar pelo telefone.

Um uso interessante da ferramenta seria para noticiar desdobramentos ao vivo de fatos que estejam acontecendo -- tipo um live micropodcasting de caráter jornalístico.

O micropost de áudio sai nas atualizações do usuário no Twitter, e também na conta global do TwitterGram.

A página do TwitterGram informa que o serviço é disponibilizado em caráter experimental, e que pode ficar fora do ar a qualquer momento.

--

Em tempo: talvez fosse melhor se a limitação não fosse em termos de tamanho (200kb), e sim na duração do áudio (como nos 30 segs da atualização por telefone). Dá muito bem para ultracompactar um áudio com duração razoável, mas com qualidade terrível.


Memes no Twitter
por Gabriela Zago em dezembro 11, 2007 12:17 PM | Permalink | Comentários (2)


Com a popularização do Twitter no Brasil, surgem também os primeiros memes por lá:

O #twittareh teria sido o primeiro meme brasileiro do Twitter. Ou, pelo menos, o primeiro a usar uma palavra precedida de “#”, o que, em linguagem twitteira, significa que os demais usuários podem acompanhar (track) o que é dito sobre o assunto. Veja aqui uma lista do que já foi dito sobre o que é twittar.

Um pouco depois, surgiu o #previsões2008, pelo qual cada um deveria tentar prever, em 140 caracteres, o que acontecerá em 2008. Acompanhe aqui.

Há ainda o divertido #interneyfacts, baseado nos Chuck Norris Facts, com o objetivo de enumerar fatos extraordinários sobre o Interney. Este post do Cê Inove Já! traz uma compilação dos Interney Facts surgidos no Twitter. (Ou, se preferir, procure pelo termo aqui.)

No início de setembro, teve ainda o meme de se dizer o que se estava fazendo há seis anos durante o atentado às torres gêmeas. A diferença deste para os memes acima é o fato de que os atuais se utilizam de uma das ferramentas do Twitter, o Twitter Track – o que permite que a evolução do meme possa ser acompanhada e medida.

Para acompanhar algum desses memes, digite track #palavra no Twitter via Google Talk (também funcionaria via celular, caso essa fosse uma opção economicamente viável no Brasil). Ou procure pelos termos no Terraminds twitter search.


_______________________

Formas de se utilizar o Twitter


Dan York, do Disruptive Conversations, fez um longo post enumerando os dez principais usos que ele faz do Twitter, meio que tentando justificar como e por que ele usa o Twitter para comunicação online. De forma resumida, os dez principais usos seriam:

1. Twitter como uma fonte de notícias/novidades – o Twitter seria útil não só para notícias em sentido estrito, mas também para se descobrir novidades e curiosidades a partir dos links sugeridos pelos amigos. Ele exemplifica citando o caso do assassinato da ex-primeira ministra do Paquistão, Benazir Bhutto. As primeiras informações sobre o atentado começaram a pipocar em pouco tempo no Twitter. [Sobre o assunto, Dennis Howlett fez um interessante apanhado geral da cobertura do assassinato pelo Twitter - a idéia é a de que os microblogs conseguem ser ainda mais rápidos que os blogs.]

2. Twitter como uma rede de conhecimento – no sentido de que é possível fazer perguntas e obter respostas de forma rápida e eficiente.

3. Twitter como um “bebedouro virtual” – assim como nos escritórios, em que corredores e hora do cafezinho são situações propícias a se jogar conversa fora, também no Twitter é possível interagir com outras pessoas, em momentos de descontração. Dan York considera esse uso do Twitter particularmente interessante para pessoas que, como ele, trabalham a partir de casa.

4. Twitter como uma forma de se manter atualizado com os amigos – o Twitter fornece uma maneira rápida e fácil de saber o que seus amigos estão fazendo.

5. Twitter como diário de viagens – o Twitter pode ser utilizado para contar sobre as viagens que se está fazendo, os lugares que se está visitando, a situação do aeroporto em que se está esperando o próximo vôo, ou o evento que se está assistindo – a vantagem de se utilizar o Twitter para essa finalidade é poder encontrar pessoas que possam estar na mesma cidade, situação ou evento.

6. Twitter para acompanhar eventos – para quando não se tem como estar presente em algum evento ou conferência. Dependendo do tamanho do evento, há grandes chances de que alguém esteja fazendo “live microblogging”. [Também é divertido fazer live-microblogging, mesmo que ninguém esteja acompanhando :P]

7. Twitter como uma ferramenta de marketing/relações públicas – é possível usar o Twitter para promover os posts de seu próprio blog (embora seja irritante postar sobre todos os posts, é interessante chamar a atenção para alguns posts que possam vir a interessar as pessoas que nos seguem no Twitter). As empresas também têm começado a se utilizar do Twitter para promover seus produtos/serviços – tipo o que faz o Guaraná Dolly, ou a província argentina de Chubut.

8. Twitter como uma ferramenta de aprendizagem – Dan York relata que, a partir das diversas atualizações do Twitter que acompanha, acaba aprendendo sobre novos assuntos e novas áreas para explorar – alargando seu campo de conhecimento.

9. Twitter como diversão – o Twitter também serve para momentos de descontração, para contar piadas, ou narrar fatos engraçados que ocorram em nosso dia-a-dia.

10. Twitter como uma lição diária de humildade e brevidade – no Twitter, é preciso ser breve e conciso. São apenas 140 caracteres – 115, caso se queira postar uma URL -, e isso faz com que sejamos forçados a reduzir o que queremos dizer apenas ao essencial. Não há espaço para informações supérfluas.

________________

Notou a ausência de alguma utilização? O próprio Dan York reconhece que está faltando em sua lista um dos usos mais clássicos, o “Twitter como uma conversação”. Ele justifica a não inclusão do item pelo fato de que ele, particularmente, não costuma usar muito o Twitter para essa finalidade (só não sei como ele se diverte, ou obtém resposta a perguntas, sem que haja conversação). Outra ausência reconhecida por York é o uso do “Twitter para ficção”.

--

E você, para quais finalidades utiliza o Twitter?
Você sabe que está usando o Twitter demais quando...

... simplesmente não consegue escrever nada que tenha mais de 140 caracteres.

... estranhamente, passa a fazer posts de no máximo 140 caracteres no blog.... pensa seriamente em substituir o blog pelo Twitter (se é que já não fez isso).

... sente falta quando seus amigos ficam sem atualizar por algumas horas.

... sua vida perde o sentido quando o Twitter sai do ar ou fecha para manutenção.

... não sabe o que fazer enquanto o Twitter fica fora do ar.

... comemora quando o Twitter volta da manutenção.

... alguém pergunta o que você fez hoje, e você manda olhar no seu Twitter.

... para todas as situações da vida, você consegue lembrar de alguém que já contou ter feito isso, no Twitter.

... fica deprimido se ninguém responde às suas perguntas existenciais.

... fica deprimido se não sabe o que dizer.

... fica deprimido se não consegue resumir o que tem a dizer em 140 caracteres.

... não agüenta mais ouvir falar em Twitter.

... já pensou em cometer um twittercídio.

... já cometeu um twittercídio (mas voltou, porque você não conseguiu viver sem o Twitter).

... comemora quando faz atualizações com exatos 140 caracteres.

... não perde sequer uma oportunidade de fazer live-microblogging – mesmo que absolutamente ninguém esteja acompanhando sua cobertura.

... apesar da infinidade de sites relacionados ao Twitter que já existem, você consegue pensar em pelo menos dez novos usos para a API do Twitter que ninguém tenha pensado antes.

... se irrita quando suas URLs não são convertidas automaticamente em TinyURLs (e passa a achar que se trata de uma conspiração).

... converte manualmente as URLs em TinyURLs, para sobrar 115 caracteres para o texto.

... teme o dia em que acabarão as combinações possíveis de TinyURLs.

... consegue enumerar cinco serviços de compactação de URLs – fora o TinyURL.

... quando se refere a alguém que não está presente, coloca uma @ antes.

... passa a colocar @ antes do sobrenome dos autores ao citar referências em trabalhos científicos.

... e as palavras-chave são introduzidas com #, logo após um resumo de exatos 140 caracteres.

... seu esporte preferido é a twittcrastinação. De preferência, praticada durante o horário de trabalho.

... seu chefe pede para fazer um relatório com urgência, e você só consegue pensar na frase que irá usar para reclamar disso no Twitter.

... fica em casa sexta à noite só para poder acompanhar as atualizações no Twitter (isso quando percebe que já é sexta à noite!).

... para acordá-lo de manhã cedo, você usa o Twitter como despertador.

... apesar da limitação de 140 caracteres, somando tudo, você já escreveu mais no Twitter do que em toda a sua vida escolar.

... não consegue entender o que as pessoas vêem no Pownce ou no Jaiku (mas tem conta nos dois, por via das dúvidas).

... seu sonho de consumo é um smartphone com pacote de dados ilimitados, só para poder atualizar o Twitter a qualquer momento.

... sua conta de telefone apresenta gastos astronômicos com o envio de mensagens SMS para número internacional.

... entra em pânico porque não consegue fazer de jeito nenhum aparecer # na hora de enviar uma mensagem do seu telefone. **

... seus followers mandam mensagens preocupadas porque você não atualiza o FoodFeed há quatro dias e eles pensam que você está morrendo de fome (e o que é pior - pode muito bem ser verdade). **

... seus e-mails magicamente passam a ter no máximo 140 caracteres. **

... contando os 25 da TinyURL. **

... na verdade, toda sua comunicação passa a ser bastante curta - e as suas lacunas são interpretadas como inteligência superior, o que lhe rende várias promoções, ou mistério, o que garante uma vida sexual bastante ativa. **

... vê que não consegue falar sobre qualquer outra coisa e resolve postar no blog os motivos que levam a pensar que você está usando demais o Twitter.

... consegue pensar em vários outros motivos que não figuram nesta lista. E decide postá-los, no Twitter.


--


Relação iniciada enquanto o Twitter estava fora do ar. Inspirado na lista “O blog começa a lhe fazer mal quando...”, do blog Amarula com Sucrilhos.

--

Os motivos com ** do lado foram sugeridos pelo Tiagón.

--

Trata-se, obviamente, de uma lista inacabada. Fica o convite para quem quiser continuá-la, por qualquer meio :)

--

Veja também: o meme #twittareh

--

Em 2000 e alguma coisa, fiz a lista "Você sabe que assiste Gilmore Girls demais quando...".

Nenhum comentário: