"A capacidade de discernir e julgar, transcendendo o senso comum. O senso crítico exige atitude de estudo, para que exerça sobre e a partir de uma realidade e de um conhecimento efetivamente existente. Para esta compreensão, a ciência resulta da reflexão, e a reflexão será livre e criativa.
A crítica que nasce do conhecimento e da reflexão será uma crítica produtiva, que pensa a saída, que gera o projeto, que busca as soluções. Não se quer gerar comportamentos estereotipados de críticas, de oposição por mera oposição.
O fortalecimento da liberdade consiste em formar indivíduos capazes de autonomia em todos os sentidos e respeitar essa autonomia em outrem, em decorrência precisamente da regra de reciprocidade e resposta que a torna legítima para eles mesmos. Daí a vinculação da liberdade com a responsabilidade. É preciso ter liberdade para assumir compromissos ou não.
O tomar decisões por sua própria conta, sem deixar-se governar por outrem, não quer dizer ausência de compromisso social, ao contrário: quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade real. Liberdade de opção não autoriza a omitir-se da participação no grupo".
*****************
Nenhum comentário:
Postar um comentário